Profª. Adriana Calvo - Direito do Trabalho
ÁREA RESTRITA A ALUNOS
Facebook
Twitter
Youtube
Busca

Notícias

Mulher é demitida por enviar emails com texto em caixa alta
Empresa alegou que o teor da mensagem teria sido rude e causado problemas no ambiente de trabalho
03/09/2009
Arquivo Notícias
A etiqueta na era do email e mensagens instantâneas é algo totalmente diferente da que é utilizada no mundo real, já que a expressão facial e tom de voz não são transmitidos. Por não poder contar com linguagem corporal, podem haver mal-entendidos e, por isso, há regras para comunicação online. Por desconhecer tais regras, a neo-zelandeza Vicki Walker foi sumariamente demitida.

Walker trabalhava como contadora no ProCare Health, serviço de plano de saúde localizado na cidade de Auckland, na Nova Zelândia. De acordo com seus ex-empregadores ela foi despedida porque enviou a alguns funcionários um email com palavras em caixa alta, negrito e cor vermelha.
O email, que se tratava de uma lista de checagem para preenchimento de formulários continha itens destacados para advertir os colegas de seus esquecimentos. A data e a hora estavam em vermelho, e uma frase estava escrita em negrito azul: “Para garantir que o reembolso do seu pessoal seja processado e pago, por favor siga a lista abaixo”.

A explicação da empresa para a demissão da contadora teria sido seu suposto tom rude, a ideia de que gritava no email e a perturbação que seu comportamento online causou no escritório. Segundo o jornal The New Zealand Herald , Walker nega qualquer uma dessas afirmações e considera a acusação algo “ridículo”.

Após ser demitida no final de 2007, Walker entrou na justiça contra a ProCare e está recebendo agora aproximadamente US$17 mil em compensações. Ela pretende seguir com o caso de demissão injusta e poderá conseguir uma indenização se vencer no tribunal.
“Eu sou uma mulher solteira com uma hipoteca, tive que re-hipotecar minha casa e pedir dinheiro emprestado da minha irmã para sobreviver. Eles quase arruinaram minha vida” disse Walker em nota publicada pelo blog Technically Incorrect do portal CNET .
Fonte: www.geek.com.br
Calvo e Fragoas Advogados
MATRIZ
Edifício Metrópolis
Itapecuru 645 - sala 1325
Alphaville Industrial Barueri SP CEP 06454-080
Tel: 11 4195-8130
FILIAL
Av. Paulista 726, 17º Andar, Cj. 1707-D
Bela Vista São Paulo SP CEP 01310-910
Tel: 11 3254-7516
Fax: 11 3254-7628
Powered By Vexxo