Profª. Adriana Calvo - Direito do Trabalho
ÁREA RESTRITA A ALUNOS
Facebook
Twitter
Youtube
Busca

Notícias

Centrais defendem criação de empregos com qualidade
05/04/2007
Arquivo Notícias
As centrais sindicais vão entregar para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento intitulado "Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento", com propostas para o crescimento do país, melhora da distribuição de renda e principalmente da qualidade de empregos criados.

"Não adianta discutir o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nem fazer investimentos e conceder subsídios a setores sem olhar a questão da qualidade do emprego que está criado", disse Artur Henrique da Silva Santos, presidente da CUT, ao citar como exemplo o setor da construção civil.

Só no ano passado foi criado 1,22 milhão de empregos formais de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho - a maior parte deles, segundo estudos de especialistas, com renda de no máximo de dois salários mínimos.

Resultado de 15 reuniões e 57 horas de trabalho entre representantes de sete centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CGT, SDS, CAT, CGTB e Nova Central) e técnicos do Dieese, o documento será encaminhado também para parlamentares do Congresso Nacional.

João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, destacou o combate ao trabalho informal e o fortalecimento das negociações coletivas como pontos importantes do documento.

"Criticamos o modelo econômico adotado porque não é esse modelo que vai gerar crescimento nem emprego de qualidade", afirma Antonio Carlos dos Reis, presidente da CGT.

Constam ainda na agenda dos trabalhadores reivindicações históricas das centrais, como redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais (sem redução salarial) e medidas para impor limites às horas extras.

As centrais também defendem medidas para melhorar educação, saúde e habitação no país, com políticas que levem em conta o crescimento do país sem impactos negativos ao ambiente.
Fonte: Folha de S. Paulo
Calvo e Fragoas Advogados
MATRIZ
Edifício Metrópolis
Itapecuru 645 - sala 1325
Alphaville Industrial Barueri SP CEP 06454-080
Tel: 11 4195-8130
FILIAL
Av. Paulista 726, 17º Andar, Cj. 1707-D
Bela Vista São Paulo SP CEP 01310-910
Tel: 11 3254-7516
Fax: 11 3254-7628
Powered By Vexxo